Ilha dos Puxadoiros

pt | en

o projeto

ilha dos puxadoiros
com a inspiração do passado
a natureza e a geografia
a sociedade canal do peixe
recrutamento
contactos

a natureza e a geografia

Há cerca de mil anos atrás, o Rio Vouga ainda desaguava numa ampla baía, e terras como Aveiro e Ovar comunicavam diretamente com o mar.

 

A zona lagunar a que vulgarmente se chama Ria de Aveiro, as suas Ilhas e terrenos adjacentes, são de formação recente e resultaram da sedimentação que se iniciou neste local da costa no século X. Com o tempo, a ação dos ventos dominantes do quadrante Oeste, influenciando a direção normal da crista das ondas, aliada às correntes de circulação litoral Norte para Sul, deu origem a uma sedimentação costeira, com a formação de duas restingas, caminhando em sentidos opostos, uma de Espinho para Sul e outra do Cabo Mondego para Norte. A barra da laguna veio sucessivamente descendo em latitude ao longo dos últimos dez séculos, até ser artificialmente estabilizada em 1808 no local atual da Barra de Aveiro.

 

Atualmente, a Ria de Aveiro estende-se em 45 Km de Ovar a Mira, com uma largura máxima de 10km, tem pequena profundidade e nela desaguam vários cursos de água com destaque para o Vouga. É separada do mar por um cordão arenoso de largura variável interrompido por uma barra e apresenta quatro braços principais - Ovar, Murtosa, Vagos e Mira - sendo polvilhada por várias ilhotas. A morfologia da Ria de Aveiro é fortemente influenciada pelas marés, o que faz com que a sua área varie entre um mínimo de 66 km2 e um máximo de 85 km2.

voltar
Canal do Peixe – Sede e Loja

- SEDE SOCIAL:
Canal do Peixe - Atividades Piscícolas, Lda
Rua do Foral, 85
3770-218 Oliveira do Bairro
- GERAL:

email: geralonline@ilhadospuxadoiros.pt
Telefone: +351 965377001
- CONTACTOS COMERCIAIS, PARA TODOS OS PRODUTOS:

Telefone: +351 925379398
email: clientes@ilhadospuxadoiros.pt
- CONTACTOS ASSUNTOS DA ILHA:

Telefone: +351 967760560

Siga-nos
   
© 2015 by INOVAnet