BEM VINDOS à Ilha dos Puxadoiros, onde poderá encontrar toda a informação necessária à verificação da Segurança Alimentar dos nossos produtos.
A segurança alimentar dos nossos clientes é para a Ilha dos Puxadoiros inegociável.
Vendemos produtos vivos, que podem ser servidos crus, pelo que nos traz uma responsabilidade acrescida.
Aqui poderá encontrar os resultados das análises periódicas que realizamos ao nosso produto, à saída da Depuração.
Analises à eColi e Salmonelas efetuadas pela Ilha dos Puxadoiros à saida da Depuradora
Estas análises são realizadas em adição às que são da responsabilidade do IPMA - Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera, nas nossas áreas de produção e que semanalmente são publicados no site www.ipma.pt e que aqui reproduzimos o:
Boletim periódico do IPMA sobre Apanha e Comercialização de Bivalves em Portugal
Actualizado a: 16/03/2023
As ostras e outros bivalves, são produtos vivos.
As análises não dispensam a observação do produto pelo cliente, no momento do consumo.
Depois de abertas as ostras que vai consumir, deve verificar:
Que o cheiro é agradável!
Que a concha contem água da ostra
Que o produto é de um fornecedor confiável.
Se tiver alguma dúvida, peça a etiqueta de depuradora. Ela acompanhou o produto.
PROCESSOS IdP de SEGURANÇA ALIMENTAR
A segurança alimentar dos nossos clientes é, para a Ilha dos Puxadoiros, um tema critico, por isso lhe dedicamos toda a atenção.
A Ostra e os restantes bivalves que comercializamos são produtos vivos, que podem ser consumidos sem serem cozinhados, facto que justifica uma responsabilidade acrescida.
Como é que garantimos essa segurança alimentar aos nossos clientes?
Vamos explicar e para cada passo, fornecer as evidencias necessárias.
Passo 1 – APANHA DOS BIVALVES
A apanha de bivalves está em Portugal regulamentada, sendo possível consultar todo o processo e legislação no site www.ipma.pt ou na APP móvel ´Bivalves@IPMA´. Desta forma podem ser identificadas as várias áreas de produção de bivalves que no caso da Ria de Aveiro, são as RIAV 1, RIAV 2, RIAV 3 e RIAV 4. Para cada RIAV, o IPMA faz analises semanais à E. coli, Salmonelas e bio toxinas, podendo o respetivo resultado ser consultado em permanência em:
https://api.ipma.pt/public-data/snmb_bulletins/262022-ci_snmb-04_04_2022.pdf
A Ilha dos Puxadoiros situa-se na RIAV 3 da Ria de Aveiro e fornece regularmente material biológico para as análises correspondentes à sua área produtiva.
Sempre que, por via do resultado dessas análises, surge a indicação de restrições à apanha e comercialização de Ostra Japonesa cessamos esse fornecimento e informamos os nossos clientes. De imediato procedemos ao fornecimento de ostras de parceiros nossos de uma outra zona nacional, que não esteja interditada.
Passo 2 – TRANSPORTE DOS BIVALVES
Todos os nossos bivalves são objeto de depuração antes de chegarem ao consumidor final.
Os bivalves são animais filtradores, pelo que retêm qualquer tipo de contaminação que possa existir no meio em que se encontra. Independentemente do processo de analise referido, é importante assegura que os bivalves produzidos em zonas estuarinas ou lagunares sejam submetidos a um processo de depuração, que visa eliminar qualquer risco de contaminação microbiológica residual. Para o efeito são colocados por um período igual ou superior a 24h em tanque com água purificada e outros processos que, em articulação, asseguram esse trabalho.
Mas até chegar à depuração os bivalves têm de ser transportados. O seu transporte da Ilha até à empresa que faz a depuração, é feito em carrinha frigorifica a temperatura positiva, entre 4 e 6ºC.
Esta etiqueta poderá ser reclamada pelo cliente HORECA, sempre que entender necessária a evidencia do transporte em frio.
O lote é acompanhado com um documento sanitário que identifica o produto, a zona de apanha, o produtor e o número veterinário da Depuradora.
Desta forma a depuradora, quando recebe o produto, consegue aceder à informação relativa ao lote, podendo garantir a sua rastreabilidade
Passo 3 - DEPURAÇÃO DOS BIVALVES
Na depuradora o lote recebe um código que fará parte da etiqueta que irá acompanhar a embalagem das ostras.
Estas entidades são obrigadas a fazer a expedição dos bivalves em embalagens seladas, contendo etiqueta inviolável com o nº do lote, data de expedição, produtor e zona de produção, que garante o controle sanitário e é um elemento fundamental para a rastreabilidade do produto.
MUITO IMPORTANTE – ESTAS ETIQUETAS DEVEM SER MANTIDAS PELO NOSSO CLIENTE ATÉ ESTAR FINALIZADO O CONSUMO DA CAIXA DE OSTRAS, pois contem toda a informação necessária para rastrear o lote e despistar qualquer eventual incidente
As empresas de Depuração, para além de auditorias regulares das entidades oficiais, nomeadamente da DGRM (Direção Geral dos Recursos….Maritimos), têm um plano de qualidade que as obriga a efetuar analise mensais ao seu produto.
Todas as análises são efetuadas assegurando um fator 5, ou seja, terão de ser realizadas 5 análises a 5 amostras diferentes.
As análises são efetuadas pela Depuradora Mecomar, onde a Ilha dos Puxadoiros efetua o processo de depuração.
Passo 4 - ANALISE ADICIONAL DAS OSTRAS À SAIDA DA DEPURADORA
A partir de 1 de fevereiro de 2022, numa iniciativa pioneira em Portugal, a Ilha dos Puxadoiros passou a realizar análises adicionais semanais, das suas ostras, à saída da depuradora. Trata-se de uma ação que visa detetar qualquer anomalia processual, imediatamente antes do consumo e contribuir de forma acrescida para a segurança alimentar e a tranquilidade dos seus clientes.
Estas análises são realizadas a dois parâmetros E. coli e Salmonelas, aqueles a que a legislação nos obriga e são publicadas no nosso site semanalmente.
(CONSULTAR TOPO DA PÁGINA)
Passo 5 – ENTREGA DAS OSTRAS E OUTROS BIVALVES
À saída da Depuração, todos os nossos produtos estão embalados em embalagens seladas e invioláveis com uma etiqueta que identifica completamente a data de receção do lote, e a data de embalamento.
O transporte é feito nas mesmas carrinhas frigorificas já referidas.
A Ilha dos Puxadoiros não faz armazenagem de produto depurado. Só é embalado e selado o produto já encomendado pelos nossos clientes, o qual é entregue, pela nossa equipa, ou por um operador logístico, sempre num período inferior a 24h.
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