Ilha dos Puxadoiros

pt | en

o sal

o sal e a flor de sal
sal da ilha dos puxadoiros
técnicas ancestrais de produção
produtos e conselhos de utilização
certificação e comercialização

sal da ilha dos puxadoiros

A Ilha dos Puxadoiros reiniciou a produção de sal marinho em 2006 e o sal é o coração branco do projeto da Ilha dos Puxadoiros. Perspetiva-se manter a produção de sal e de flor de sal como uma das áreas de negócio que contribuem para a sustentabilidade da Ilha.

 

A Ilha dos Puxadoiros é uma das ilhas pertencentes ao Grupo Norte do Salgado da Ria de Aveiro. Na Ilha existem 8 marinhas mas apenas a marinha Puxadoiros I, com cerca de 9,7 hectares, está ativa e a produzir Sal e Flor de Sal, por métodos tradicionais. Anualmente são produzidas cerca de 100 toneladas de Sal e 5 toneladas de Flor de Sal.

 

Na região da Ria de Aveiro a exploração do Sal remonta à Idade Média e data de 929 o mais antigo registo das marinhas do Baixo Vouga. Ao longo dos séculos, o Sal acabou por se tornar um produto fundamental no desenvolvimento económico da região da Ria de Aveiro, por exemplo para a salga do peixe (bacalhau, entre outros), panificação, lacticínios, curtumes, conservas, indústria química transformadora, plásticos e até sabões.

 

No século XV existiam cerca de 500 marinhas na Ria de Aveiro, mas ao longo do século XX a produção de sal declinou de 270 marinhas para apenas 7 marinhas em exploração no ano 2012, tendo o sal deixado de ser um eixo fulcral na economia da região…

voltar
Canal do Peixe – Sede e Loja

- SEDE SOCIAL:
Canal do Peixe - Atividades Piscícolas, Lda
Rua do Foral, 85
3770-218 Oliveira do Bairro
- GERAL:

email: geralonline@ilhadospuxadoiros.pt
Telefone: +351 965377001
- CONTACTOS COMERCIAIS, PARA TODOS OS PRODUTOS:

Telefone: +351 925379398
email: clientes@ilhadospuxadoiros.pt
- CONTACTOS ASSUNTOS DA ILHA:

Telefone: +351 967760560

Siga-nos
   
© 2015 by INOVAnet