Ilha dos Puxadoiros

pt | en

o sal

o sal e a flor de sal
sal da ilha dos puxadoiros
técnicas ancestrais de produção
produtos e conselhos de utilização
certificação e comercialização

técnicas ancestrais de produção

O método de produção de sal é tradicional e ancestral na Ria de Aveiro. O sal marinho é um produto 100% artesanal, resultante da cristalização do cloreto de sódio depois da decantação e evaporação da água da Ria ao longo dos tanques da marinha. O saber empírico dos marnotos permite-lhes controlar a cura e dosear a entrada de água de modo a atingir a densidade necessária para a cristalização do cloreto de sódio. O processo e velocidade de produção dependem apenas do sol, do vento e do trabalho do homem. O resultado é um sal de excelente sabor a mar, com diversas dimensões de grão… A safra do sal é executada pelos marnotos com instrumentos de madeira não tratada, sem qualquer contacto com metais e sem qualquer processamento mecânico ou qualquer aditivo químico…

 

A flor de sal, nata ou coalho é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho. Estes cristais, se não forem recolhidos, acabam por se depositar no fundo, produzindo o sal marinho vulgar.

 

A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo dos cristalizadores. A flor do sal é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em magnésio e outros micronutrientes.

voltar
Canal do Peixe – Sede e Loja

- SEDE SOCIAL:
Canal do Peixe - Atividades Piscícolas, Lda
Rua do Foral, 85
3770-218 Oliveira do Bairro
- GERAL:

email: geralonline@ilhadospuxadoiros.pt
Telefone: +351 965377001
- CONTACTOS COMERCIAIS, PARA TODOS OS PRODUTOS:

Telefone: +351 925379398
email: clientes@ilhadospuxadoiros.pt
- CONTACTOS ASSUNTOS DA ILHA:

Telefone: +351 967760560

Siga-nos
   
© 2015 by INOVAnet